Segunda, - Boa Tarde!

Sabia que estamos há 11 anos no mercado?

Conhecimento Digital

Blog, continue aprendendo!

Entendendo o CFTV: Monitoramento e Segurana


Cmeras de Segurana

O CFTV – Circuito Fechado de TV é um dos meios mais eficazes para prevenção e controle da segurança pessoal e patrimonial. E nos dias de hoje, convenhamos, se tornou item mais do que útil.

 

Através deste sistema é possível ver e gravar imagens de variados locais como residências, empresas e locais públicos. Mas existem questões que permeiam seu uso.

 

Privacidade e a Segurança

 

Não tem como pensar em CFTV sem observar a questão da privacidade. Cada vez mais encontramos lugares com maior número de câmeras nos observando. São bancos, aeroportos, shoppings... Servindo para nos dar uma falsa sensação de segurança. A nossa Constituição Federal fala sobre o Direito a privacidade – o que pode ser facilmente resolvido com uma simples sinalização local (Sorria você está sendo filmado), mas o fato é que o debate centra-se em equilibrar a necessidade de privacidade com a segurança.

Camera 360

Essas câmeras servem mais como equipamento REATIVO do que PROATIVO, pra falar a verdade. Londres, por exemplo, mesmo tendo o maior número de câmeras e áreas monitoradas do mundo, sofreu atentados nos últimos anos. Isso porque quando falamos sobre privacidade é necessário ter em mente que é preciso abdicar de alguns direitos individuais para que tenhamos assegurados direitos coletivos. Neste caso, em prol da segurança.

 

Monitoramento Permanente e Sistema de Gravação para Consulta

 

Sempre que pensarmos em câmeras para segurança – abdicando da privacidade e conforto ou não – temos que nos lembrar de duas vertentes que norteiam o sistema: Monitoramento Permanente e Sistema de Gravação para Consulta.

 

No Monitoramento Permanente temos um profissional, altamente qualificado, observando um grupo de câmeras e controlando seus ângulos, movimentos e zoons. Esse sistema serve para prevenir e orientar outros grupos para ações ativas de defesa e reconhecimento de possíveis violações. (É importante notar que o profissional precisa ter a qualificação necessária, tanto técnica quanto moral. Afinal de contas, ele irá fazer o papel do Big Brother).

 

Já no Sistema de Gravação para Consulta, as câmeras gravam certas áreas e, após um fato ocorrido, as imagens serão consultadas em sistemas de armazenamento. Esse é o modo mais utilizado.

Monitoramento Cameras

 

Mas como escolher o sistema mais adequado? Na maioria das vezes você irá precisar de um profissional qualificado e atualizado com as mudanças da Legislação e tipos de equipamentos disponíveis no mercado; marcas, modelos, lentes...

 

 

Mas isso é assunto para outra história...

 

 

Fiquem ligados nos próximos posts!

 

 

 

Colaboração: Williamson de Andrade

Posted by: Rita Marcelino

Comentrios

Conhecimento Digital

Nossa Missão:
Proporcionar um ensino prático, com os melhores profissionais do mercado, garantindo a qualificação necessária para entrada e permanência no mercado de trabalho. Estando sempre atualizada quanto às inovações tecnológicas, e ser referência em ensino prático no estado de Alagoas.

NEWSLETTER | WHATSAPP

Receba o Calendário de Turmas

Enviando

CONTATO

(82) 3328.8792 | 99116.9000 | 99808.0811

(82) 98820.8792 | 98222.5225

cd@conhecimentodigital.com.br

© 2012 Conhecimento Digital. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução completa ou parcial do conteúdo deste site.