Domingo, - Boa Noite!

Sabia que estamos há 11 anos no mercado?

Conhecimento Digital

Blog, continue aprendendo!

5 coisas que voc deve saber antes de comear uma carreira em UX


O UX Design pode ser responsável por evitar 80% dos erros e por auxiliar de forma direta o trabalho de SEO de um website, por exemplo. Ele é responsável por um aumento de 80% nos KPI’s ou indicadores-chave da performance do projeto em geral.

Ou seja, ser um UX Designer é uma responsabilidade animal. Para você entrar com o pé direito em uma carreia de UX, você precisa saber de 5 itens que listei que acho de extrema importância, principalmente quando se está na fase de início mesmo, onde você esta fazendo o apanhado, o “briefing”, basicamente falando de: O que é UX? O que estudar? Por onde começar?

Vamos lá…

  1. Entender e escutar o usuário é o primeiro passo:

Unir utilidade com usabilidade e desejo é tarefa para quem entende o público para quem está criando, trabalhando ou até mesmo pesquisando. Essa é a base de todo o trabalho do UX Designer: entender de gente, pesquisar, testar. Conhecer a verdadeira dor, prazer, satisfação do usuário…facilitar a resolução desses sentimentos e gerar atração e desejo pelo produto.

O centro de tudo esta no USUÁRIO, então não dá para ter medo de fuçar ate o limite suas características, necessidades, vontades. Não da para ter medo de se aproximar desse público, realizar testes da experiência e, principalmente, ouvir o que está sendo dito. Não importa o quanto você acreditou que aquela primeira versão estava perfeita (MVP). O orgulho fica de lado quando seu produto e serviço não estão causando efeitos positivos nas pessoas para quem foram feitos.

NK: “Quando comecei na area do Design, sempre tinha o ego extremamente elevado, sempre achava que o que eu tinha feito era o melhor, a melhor solução, a melhor marca, o melhor UI para determinado APP. Mas isso mudou. Hoje não tenho tanto tempo assim, mas hoje com 3 anos de experiência na area do Design, vejo que nem sempre o que é bom para mim é bom para o usuário/cliente, ou seja, deixe o ego e orgulho de lado, se você tanto deseja entrar para o mundo do UX. Pense só em: O usuário é o importante!! Ele ficou feliz? Então vivaaaaaaa!!!”

  1. E agora paro de estudar? Nãooo, esteja pronto para enfrentar desafios sempres:

Assim como eu, tenho certeza que varias pessoas se identificaram com isso. Eu já pulei de Front-End Developer para Visual & UX/UI Designer…um pulo e tanto kkkkkkkkk, mas como falo para todo mundo. Sempre amei Design, desde de sempre, então tive que dar essa guinada na minha carreira para definir o que realmente seria relevante para mim e minha vida.

Desafios vão surgir sempre, não pense o contrário. Projetos, públicos e equipes variam muito de um momento para o outro e é preciso saber se adaptar sempre. Esse é basicamente um perfil de um Designer, sempre se adaptando.

Uma boa forma de fazer isso é acompanhando profissionais, blogs, sites, cursos e eventos da area sempre que possível, é claro. Alguns blogs que você pode acompanhar são o Chocoladesign, A List Apart, Smashing Magazine, UX Booth e UX Magazine (são alguns que sempre acompanho).

  1. Conhecimentos que acho necessário:

Para começar na area de UX Designer de uma forma feliz e satisfatória, vai ser preciso entender de:

  • Wireframes estáticos;
  • Prototipação interativa;
  • Fluxograma, mapas;
  • Relatórios de usabilidade/analytics;
  • Biblioteca de Padrões ou Guia de Estilos;
  • Mapa da jornada do usuário ou storyboard;
  • Análise competitiva;
  • Mockup visual de baixa e alta fidelidade;
  • Definição de Personas;
  • Auditoria de Conteúdo;
  • Ferramentas como: Photoshop, Illustrator, Adobe XD, Sketch, Axure e outras;
  • E muito mais…

     

    OBS: Ai você pensa, e agora? To lascado?
     

Parece um pouco louco e desesperador né? Mas CALMA. Cada um desses conteúdos vão sendo complementados e aderidos aos poucos em sua forma de trabalhar com novos projetos. O importante é ter em mente que nunca dá para parar de estudar e aprender, principalmente…todos os dias estamos aprendendo, ainda mais quando se trata de UX e com certeza de Design.

UX Designer é uma profissão que está sempre em crescimento. Hoje é uma das mais procuradas profissões do momento, grandes empresas estão com gigantescos times de UX e UI. Tendo curiosidade, disciplina e foco dá para ir muito mais longe.

  1. E o lado humano? Fazer o que? Deixar pra lá?

Deixar pra lá?? NUNCA…nem pense nisso.

Enquanto o profissional que fica responsável pela UI (User Interface) deve pensar em como o usuário interage com o produto ou serviço, na forma física, o UX pensa no sentimento que o usuário leva dessa interação, considerando mais o lado emocional.

Isso nunca dever ser esquecido, nunca mesmo. O UX Design reforça conexões, comunicação constante e bilateral, empatia para conhecer, entender e se colocar no lugar do usuário. Ainda que muitas ferramentas sejam usadas nesse processo, a qualidade de um profissional de UX é percebida nessa semântica.

  1. Calma!! Eu já passei por isso, não entre em pânico:

Talvez a melhor dica seja essa: Não entre em pânico!

Respeite seus limites, converse com profissionais do mercado e vá moldando seus habilidades de acordo com as necessidades das empresas e os seus interesses, é claro. Envolva sua rede, seja criativo sempre e aproveite essa parte mais interessante do UX que é aprender sempre mais. SEMPRE!!

Anotou tudo aaaaai?

Ótimo, com tudo isso em mente está na hora de começar sua carreia em UX.

NK: “ Acho valido pensar…pronto, tenho o conteúdo, tenho as informações agora é so praticar e colocar a mão na massa ”

Conselho que vale a pena absorver:

O conselho que costumo a dar a Designers que estão entrando agora no mundo do UX é: não se sinta obrigado em aprender tudo agora, logo de cara.

Comece sempre de algum lugar, um norte mais específico.

Enxergue quais são suas habilidades naturais, e comece por elas.

  • Você adora falar com pessoas e tem facilidade nesse processo? Comece moderando testes de usabilidade.
  • Você prefere desenhar interações inovadoras, simples e usual? Comece com sketches e wireframes.
  • Você gosta de números e tem facilidade com eles? Comece se envolvendo mais na avaliação de métricas.
  • Você gosta de tipografia, cor, luz, layout? Comece estudando e pesquisando sobre Visual Design e UI Design.
  • E por ai vai…
     
     Caso você ainda não descobriu ou ainda não tem uma preferência específica, também não se preocupe. Com o passar do tempo você vai se acostumar e vai acabar ficando mais familiarizado com as diversas areas de User Experience e vai sentir o feedback de qual vertical você se sente mais confortável para trabalhar.

Dê tempo ao tempo.

Você não tem que escolher agora, por onde começar ou no que se especializar.

“ Não fique louco, que nada é pra já ”

 

 

 

  artigo de Nicholas Fazio, Saber tudo sobre UX?? Não precisa, vai de Step by Step, Medium, Setembro, 2017. 

Comentrios

Conhecimento Digital

Nossa Missão:
Proporcionar um ensino prático, com os melhores profissionais do mercado, garantindo a qualificação necessária para entrada e permanência no mercado de trabalho. Estando sempre atualizada quanto às inovações tecnológicas, e ser referência em ensino prático no estado de Alagoas.

NEWSLETTER | WHATSAPP

Receba o Calendário de Turmas

Enviando

CONTATO

(82) 3328.8792

(82) 98820.8792 | 99116.9000

cd@conhecimentodigital.com.br

© 2012 Conhecimento Digital. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução completa ou parcial do conteúdo deste site.